Bolsa: muito mais que um acessório de moda!

12mar11

De acordo com uma pesquisa em torno dos objetos de desejo das européias as italianas e espanholas sonham com um par de sapatos Louboutin. As alemãs fazem de tudo para terem um casaco de couro fashion. As inglesas correm atrás de um casaco de alta costura vintage. E as francesas? Estas elegem a bolsa o objeto de todos os desejos!

 

Segundo Jean-Claude Kaufmann, sociólogo, a bolsa, não é somente um acessório feminino. Ela é um objeto íntimo e releva muito sobre a personalidade de quem a carrega. Na bolsa colocamos um pouco de tudo. No livro recém lançado “Le sac, un petit monde d’amour” Jean-Claude nos explica o porquê da bolsa ser um lugar privilegiado onde se fabrica a identidade de cada um:

 

– a bolsa é mais que um acessório, é um desejo profundo;

– a bolsa representa a parte mais íntima da mulher e está ligada à constituição da identidade feminina; ela contém os papéis de identidade, além de fotos, lembranças de momentos carregados de afetividade, objetos preciosos situados além de toda análise racional;

– a bolsa é uma companheira fiel, amiga íntima que tem resposta para tudo. Ela está sempre ao lado, pronta para as necessidades funcionais, afetivas e sociais;

– a bolsa tem dupla função. O interior é um mundo à parte, fora da vista e do julgamento dos outros. O exterior gosta de se exibir e define o poder social da proprietária. Graças à bolsa, você será olhada com mais respeito. Séculos passados a bolsa era usada somente no domingo e continha o missal. A emancipação feminina foi acompanhada pela evolução do papel da bolsa.

– a bolsa é uma arma psicológica para aumentar a auto estima.

 

Fica a dica do livro: Jean Pierre Kaufmann. Le sac, un petit monde d’amour, Editora Lattes, 2011. ;-)

 

Anúncios


No Responses Yet to “Bolsa: muito mais que um acessório de moda!”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: