Tendências

Por Cristina Marinho

TENDÊNCIA : Já se fala em um novo luxo, e um novo verde!

Então, em que isto nos afetará?

A cada instante nos deparamos com novas manias, expressões e comportamentos, e muitas vezes achamos que é mais uma daquelas “ondas passageiras” que vão e voltam. Nós, que trabalhamos com Marketing, precisamos saber reconhecer o que “vem para ficar”! Quando se conhece quais são as TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO que interferirão em nossas vidas e de nossos consumidores, fica mais fácil para tomarmos decisões.

Assim sendo, com o intuito de trazer para uma realidade próxima e para que todos nós apliquemos rapidamente o que apontam as tendências 2009, a N.Marinho traduz e faz uma releitura do que publicou a empresa holandesa que estuda comportamentos Trendwatching sobre o que vai acontecer entre os consumidores neste ano.

São 12 tendências de comportamento que explicarei com exemplos facilmente assimiláveis.

Nestas tendências, você vai perceber o poder da Internet em modificar todas as formas de comunicação e expressão dos consumidores.

São os “caminhos sem volta” que precisamos seguir, sem também avançar o sinal.

Estão todas as tendências neste blog, na página Tendências.

Boa leitura a todos!

“NITCHETRIBUTES”

Por Cristina Marinho

A tradução literal desta tendência é “atributos para um nicho”. Não é nada novo, como um novo nicho, ou um novo produto.
Nitchetributes são, na verdade, atributos adicionados a produtos que já existem tornando-os mais práticos e funcionais para consumidores de grupos específicos. O objetivo é a marca sinalizar para seus consumidores que se importa com eles, que os entende e que “cuida” deles.

Alguns exemplos de quem já tira proveito da tendência:

Lunender Mulher


Para atender aos diversos “dramas” que a mulher tem em DISFARÇAR, ADEQUAR, VESTIR BEM, PARECER MAIS MAGRA, etc, a Lunender criou modelos funcionais que valorizam as partes de destaque do corpo da mulher e disfarçam as imperfeições.

Os produtos ainda tem informados em tags se podem ou não ser usados com sutiã, que é outra grande preocupação delas…

Isto é, são novas funções a produtos já existentes.

Com estas mudanças, a empresa renovou seu slogan para VOCÊ DE BEM COM A MODA.

Esta tendência foi observada em pesquisas realizadas com mulheres pela n.marinho marketing para a Lunender.

  Dots Gloves
   
 

São luvas de lã para o inverno, mas diferenciadas por conter bolas de níquel nas pontas dos dedos para que usuários do IPod possam tocá-la sem precisar tirá-las e ficar no frio.

“LUXUORY”

Por Cristina Marinho

“Luxuory” é o novo luxo. Esta tendência indica que cada um define o que é luxo para si. Isto aconteceu porque o luxo do qual estávamos acostumados (itens caros, materiais nobres,etc) ficou tão acessível,que passou a ser reinventado. E agora, o luxo está relacionado à raridade e à simplicidade.

Por exemplo, para um ocupado empresário passar uma 3ª feira à tarde na praia brincando com os filhos pode ser considerado “um luxo”, e ele pode estar disposto a pagar uma fortuna para obter isto.

Então, o novo luxo pode estar em coisas simples, nada caras para alguns porque lhes é muito acessível, enquanto que para outros é uma raridade.

 

 

 

 

 

 

 

“FEEDBACK 3.0”

Por Cristina Marinho

Esta tendência que aponta para os SACs das empresas, indica que não devemos somente escutar o consumidor, mas também responder diretamente a ele e também deixá-lo a ajudar a construir nossos produtos.

Esta tendência já foi identificada em 2007,e está totalmente difundida em 2009, muito mais forte e responsável.

É a transparência TOTAL das empresas, se mostrando humildes quando erram, totalmente dispostas a resolver seus problemas com o consumidor e mostrando para ele o quanto sua opinião é essencial para todos os negócios. “Admito que o poder seja do consumidor”.

Um dos exemplos é a cafeteria Starbucks


O My Starbucks Ideas é um projeto interativo da Starbucks que pede a ajuda das pessoas para definir o futuro da empresa. Através do site, qualquer um pode sugerir idéias, votar nas melhores e discutir com outros consumidores as melhores propostas.

As idéias são organizadas em categorias, rankeadas através da votação popular e acumulam pontos. Os comentários de cada proposta também são abertos, e muitas contam com uma participação massiva do público.

A Starbucks também refaz seu pedido sem problemas, caso não esteja satisfeito. É um respeito ao consumidor!

“ECOCONCIERGE”

Por Cristina Marinho

ECOnomizar é a nova ECOconsciência!

Os consumidores já cansados dos ecochatos e outras tantas ondas de consciência ecológica, estão agora mais dispostos a ECONOMIZAR. Ou então, sob outra perspectiva, estão muito dispostos a NÂO DESPERDIÇAR.

O papel das empresas é passar a ensinar e ajudar seus consumidores a economizarem quando usam seus produtos.

Um exemplo é a Fiat com o sistema Eco:drive

O premiado sistema trata-se de um aplicativo que analisa as características de condução do veículo com o objetivo de aprimorar e fornecer dicas de economia de combustível e emissão de CO2. O consumidor ganha um pen-drive que é conectado ao carro e depois leva as informações ao COMPUTADOR.

“FOREVERSIM”

A tradução literal desta tendência é “parasemprismo”! É uma tendência que começa a ir contra tudo o que pareça descartável. Todos hoje e sempre podem ser encontrados, se conectar, se comunicar e interagir com qualquer um e qualquer coisa. E todas estas relações ficam registradas em comentários em blogs, recados no Orkut, atualizações no Twitter.

As páginas pessoais destes sites de relacionamento são como uma enciclopédia atualizada das pessoas normais.E isto faz com que as relaçõesnunca se funalizem, se atulaizem sempre.

O Fovereverism é uma procrastinação positiva das coisas. “Nada se finaliza definitivamente, e isto é bom!”

Se antes perdíamos o contato com o amigo do jardim de infância, hoje podemos ter vontade de reencontrá-lo, ver como ele está e nunca mais perdê-lo de vista.

É a eterna PRESENÇA.

O FOREVERISM pode ser utilizado na criação de novos produtos em parceria com o consumidor. A empresa pode explorar esta tolerância do consumidor ao inacabado e contar com ele para a melhoria contínua do produto. Sempre mudando, sempre melhorando.


One Response to “Tendências”

  1. 1 marilda

    Gostei muito dos sobre tendencias. acredito que as empresas precisam definitivamente se ligarem para que possam acompanhar a dinamica do mercado. as dicas aqui sao muito uteis.


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